sábado, 13 de abril de 2013

Evolução contínua


Estamos há muito tempo numa longa jornada, mesmo sem termos consciência disso. Uma jornada, talvez, justamente em busca da consciência. Ou da reconexão com algo maior que nós mesmos e que jamais esteve fora de nós.

Sinto notar que a maioria das pessoas, envolvidas em afazeres rotineiros, sequer desconfiam que pode haver mais, muito mais sentido nesta existência, do que apenas nascer e morrer e, no intervalo, estudar, trabalhar e sempre com vistas a ter, comprar, consumir, trocar tudo por modelos mais novos - carros, celulares, computadores, amores...

Questionar andou fora de moda.

Aceitar mansamente a verdade imposta - pela mídia, pelas religiões, pelos governos - quer como moda, como lei ou fé cega, andou in.

Questionar andou out. E aceitar os padrões nivelados por baixo tornou-se um hábito. Um vício cômodo, confortável.

O convite que faço a todos que questionam as ’verdades’ estabelecidas é sempre o mesmo: que as buscas jamais cessem e que o caminho seja percorrido sem qualquer preconceito, com o coração aberto, com a mente disponível, com alegria, amor e determinação.

O que não entendemos certamente será esclarecido, no lugar e no momento oportunos, conforme nossa disponibilidade para compreender e aceitar o que fizer sentido, o que passar pelo filtro do coração, mais do que pelo filtro da mente concreta e linear. Ao menos para dar uma oportunidade a nós mesmos para recebermos respostas.

O homem, geralmente, relega ao reino do "fantástico" tudo aquilo que não pode explicar. Conforme evolui, no entanto, amplia seu conhecimento, passa a entender mais coisas, e as informações estão chegando cada vez mais rápido e em maior quantidade, em linguagem mais clara e objetiva.

Contamos hoje com poderosos aliados na disseminação da informação: livros, revistas, rádio, televisão, e a prima donna, a Internet, que em segundos nos traz respostas em textos e fotos, em vídeos ou somente áudios. E os instrumentos de avançada tecnologia que estão levando a ciência a comprovar o que era tido antes como delírio místico. Afinal, a Nova Era, a Era de Aquário, é a era do mental, do conhecimento, do impulso à pesquisa e compreensão. Mas um conhecimento repleto de AMOR, SABEDORIA e PODER. E cada um, em sua jornada individual rumo à consciência, lida com seus próprios desafios para desenvolver ou aprimorar cada um desses três aspectos. Até porque, quantos desequilíbrios sociais temos vivido por conta do Poder sem Amor, do Amor sem Sabedoria e do Poder sem Sabedoria!

Dispomos hoje de ferramentas eficazes para desenvolver o mental concreto e o mental abstrato, e não precisamos mais adorar o Deus Trovão, pois hoje entendemos o trovão. Assim é com os ditos fenômenos espirituais: simples
ocorrências energéticas que podem e devem ser compreendidas, controladas e aplicadas com vistas ao bem comum. Sem pré-julgamentos, sem filtros religiosos ou céticos, apenas observados, avaliados e aproveitados.

Cientistas têm acompanhado com apreensão os movimentos do campo magnético do nosso planeta - parece mesmo que está diminuindo. E se ele é o responsável, entre outras coisas, por manter-nos livres da radiação solar letal, se ele desaparecer em 500 anos, como pressupõem os estudiosos, o que acontecerá com a Terra? Outras pesquisas focam na comparação do campo magnético terrestre com um campo magnético existente ao redor do corpo humano. Conhecido como aura pelos estudiosos da espiritualidade.

Ora, quem ousaria falar em tais coisas nos idos de 1700? Quantas fogueiras mais teriam sido necessárias para nossos cientistas?

Então, antes de carimbarmos com certos e errados, bons ou maus, crentes ou hereges, talvez possamos voltar a exercitar o bom e velho hábito de questionar. Ao lado do educado hábito de ouvir - ouvir na essência, não apenas escutar já pensando em como contradizer o que está sendo dito.

São, me parece, as perguntas, ao lado dos sonhos, que ajudam a impulsionar o mundo e a humanidade neste caminho evolutivo. As dúvidas motivam buscas. Buscas geram experiências. Experiências trazem descobertas.
Descobertas trazem esclarecimentos.

E nossa jornada continua.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...