domingo, 11 de agosto de 2013

FLUA... sem rancor a vida fica mais leve

Você sabe, não é mesmo... tensão gera dores de cabeça, nas costas, na nuca, às vezes no braço. Ela vem, muitas vezes, da má postura. Má postura no ambiente de trabalho, por exemplo, por conta de uma cadeira não muito anatômica, ou por conta de um ambiente estressante, agitado, nervoso, cheio de pressão.

E má postura na vida, o que é? É a postura pouco saudável que o indivíduo adota perante as situações que se apresentam. Má postura é um posicionamento inadequado para lidar com questões às vezes até rotineiras.

Os problemas pesam.

Os desentendimentos pesam.

As ambições pessoais pesam.

As expectativas não realizadas pesam.

Entortando para compensar o peso

E sob tantos pesos você vai, sem perceber, se curvando, se entortando na tentativa de compensar as diferenças entre os lados de seu próprio corpo. Assim se criam tendinite, nervo pinçado, bico de papagaio. E aí haja RPG, pilates, hidroginástica e outras técnicas para recuperar a flexibilidade, a elasticidade perdida no esforço para manter o equilíbrio. Má postura diante da vida é isso - é uma postura ruim porque te faz mal.

A sensação, por exemplo, de estar torto alerta para um desalinhamento mental ou emocional. A vida não pode fluir se você está desalinhado em relação aos rumos da vida .  É através de você que a vida flui.

E se não há fluxo, há acúmulo, estagnação, congestionamento.

Se há acúmulo do peso das obrigações você engorda.

Se há acúmulo de preocupação você não dorme, ou dorme demais para fugir do congestionamento da sua mente.

Sem falar nas outras tantas possíveis fugas como excessos no sexo, que permitem alívio rápido, embora temporário, através da descarga de energia; abusos no cigarro, na bebida e outras drogas que distraem ao mesmo tempo que mantêm a mente estimulada; exageros nas baladas que esvaziam o pensamento; excessos diante da televisão que hipnotiza e impede o raciocínio. Só citando alguns exemplos.

No fim, o que guardamos, o que acorrentamos em nossa alma é o que pesa. 

As dores no corpo refletem as dores que aprisionamos na alma. 

Em geral, acumulamos o que já não tem função - por apego - ou o que de imediato não pode ser solucionado. 

Se não tem solução imediata, seria talvez mais inteligente não se (pré)ocupar da questão e deixar para pensar no momento de efetivamente resolver seja lá o que for. Certo. Agora explica isso para a sua mente e para o seu coração!

No outro caso, se é algo que já não tem função... Por que guardar?

O que é bom não pesa

Guardamos muitas boas lembranças e não, elas não pesam. Ao contrário, ajudam a vida a fluir, trazem doçura e alegria, conforto e sensação de vitória e realização, por exemplo. As memórias que pesam são as que geraram algum tipo de dor: perdas, derrotas, equívocos, frustrações, ilusões. Resta, talvez, assimilar a informação de que já não temos qualquer poder sobre o passado para transformá-lo. Mas que temos todo o poder para compreendê-lo e usá-lo como bom mestre a apontar ações que não precisamos repetir no presente se desejamos resultados diferentes. Essa é a função do passado. E só. Só? Sim.

Carregar o passado cria o ressentimento, o rancor que pode nos presentear com doenças muito desagradáveis. E se você é o tipo de pessoa que não acredita que as emoções afetam o físico, te convido a sair da zona de conforto e pesquisar a respeito. Para o seu próprio bem.

A medicina está evoluindo e ampliando a visão a respeito das doenças psicossomáticas. E há um arsenal de técnicas integrativas disponíveis para te apoiar nesse processo de encarar a si mesmo.

Então, se achar que vale a pena ser saudável, leve e feliz, liberte-se e pare de carregar as correntes e as bolas de ferro dos fantasmas que ainda te assombram. Liberte os que fizeram parte do teu passado e você verá como é mais fácil caminhar sem o peso de tantas caixas de tristeza, mágoa, raiva.  Até porque, muitas das pessoas que fazem parte dessas lembranças dolorosas nem sabem que você gravou alguma coisa; outras já esqueceram; outras, ainda, nem mesmo sabem que fizeram algo que te atingiu negativamente. Só depende de você, e você não precisa trilhar sozinho esse caminho.

Endireite as costas! Levante a cabeça e permita-se ver e receber o novo na sua vida. E permita que a vida flua através de você.


Texto publicado no Informativo Despertare nº 04 de Agosto/13

Para receber o informativo, peça inclusão de seu nome no mailing escrevendo para contato@elainefmartins.com.br


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...