quinta-feira, 27 de junho de 2013

A onda perfeita existe!

Uma onça atropelada na rodovia, baleias assassinadas em alto mar, um cão faminto ou maltratado na cidade árida, rodeios, desmatamento descontrolado, poluição gerada por indústrias, alimentos envenenados por agrotóxicos, indústria farmacêutica comprometida com seus próprios lucros acima do comprometimento com a saúde. Sim, quero falar da ação da Luz em nosso planeta, mas não posso fechar meus olhos ao que acontece. Temos, sim, muitas razões para tristeza no que diz respeito à relação do humano com a natureza. E outras tantas tristezas observando as relações entre os humanos. Mas meu coração insiste em acreditar que caminhamos para a Luz, que um dia penetrou o caos e deu início à criação. Caminhamos no sentido da reconexão com essa Luz, que jamais esteve ausente ou distante. Apenas nos desconectamos sob os véus – tirem-se os véus e lá estará, como sempre esteve, nossa essência consciente da Luz.
Escolho entender que somos crianças em evolução, aprendendo noções de respeito, de cosmoética. Alguns, com mais facilidade de compreensão, voltam-se antes ao bem coletivo; outros, com dificuldades de entendimento e ainda muito apegados à ilusão, continuam alimentando o egoísmo que se manifesta de muitas formas. Precisamos dos otimistas. Precisamos ainda mais dos dispostos a efetivamente agir para gerar mudanças – seja despertando as pessoas, seja sacudindo estruturas sociais cristalizadas. Acredito no poder das palavras em muitos níveis. E mais ainda acredito no poder do exemplo!

Vale a pena acreditar?

Não sei de quanto tempo dispomos para realizar o que é preciso. E tempo é outra questão a ser abordada com cuidado. Nem sei listar exatamente ‘tudo’ o que é preciso. O que sei é que a humanidade tem urgência. Porque está carente. De amor, de visão, de afeto, de fé, de espiritualidade. De transparência, de honestidade, de confiança. E de comida, de água, de saúde.
Posicionar-se diante dessas realidades é uma escolha. Ou não.
Quais evidências apontam que vale a pena agir em prol da materialização de um mundo justo, economicamente equilibrado e habitado por seres saudáveis e felizes em todos os reinos da natureza?
Cada um deve encontrar as evidências que lhe satisfaça. Há 25 anos fui rotulada como "esquisita" por falar abertamente sobre temas bem pouco discutidos, como evolução planetária. Hoje são tantos esquisitos que sou apenas normal. E isso é maravilhoso. Mostra a evolução, a expansão das mentes, mostra que o despertar das pessoas é real, está acontecendo! É lindo, embora possa parecer lento para quem tem pressa – a pressa de quem espera por isso há muitos anos, séculos, milênios.
Eu percebo que a consciência desperta em etapas. Então, um dia... tóim! Depois outro tóim e mais outro. Um dia uma pessoa desperta num estágio, outra pessoa em outro estágio, e assim vai acontecendo. A teoria do centésimo macaco ilustra bem uma parte do processo.
Se nos calarmos, se nos omitirmos por pensar que não vale a pena SER o que acreditamos porque muitos apenas continuam ceguinhos, surdinhos e mudinhos, aí não acontecerá nada de bom mesmo! Que as instituições formais estão desmoronando, é fato. Não será, então, o momento de trazer algo novo e verdadeiramente verdadeiro (bem verdadeiro... rsrs)?

Mais ação, menos julgamento

Atacar o que está ruim ou que já não serve é válido. Aponta. Desperta. Mas precisamos também de ousadia, de ideias, de coragem, de atitude. E precisamos de tudo isso temperado com amor. E aí cada um enxergará a proporção de luz que seus olhos suportarem.
Let it be! Eu procuro controlar meus julgamentos. Já fui extremamente crítica da conduta alheia e pego bem mais leve hoje e cuido da minha própria conduta. Quem pode e deseja, segue os exemplos do bem que estão por aí. São muitos!
Ninguém é obrigado a nada. Isso também é lindo. Respeito. Ética. Cada um no seu passo, no compasso da sua própria canção. Nada errado nem certo. Apenas resultados de escolhas.
Não acredito que as manifestações  – Estados Unidos, Egito, Síria, Brasil e outros países – sejam fruto de uma sensatez milagrosamente aflorada. Acredito que o despertar está acontecendo na humanidade e que um pouco de coragem invadiu alguns corações, talvez até como fruto da movimentação da kundalini da Terra. Se isso continuar a se expandir teremos, talvez, não uma mudança radical, do "tudo ruim" para o "tudo perfeito", mas bons e sólidos primeiros passos, em estágios, ou por setores.
A manipulação política, religiosa, financeira e da mídia acontece em todo o planeta - não é internacional simplesmente, é planetária. E quanto mais pessoas forem informadas e esclarecidas sobre isso, mais aumentam nossas chances de chegarmos à tão sonhada massa crítica.
Então, ainda confio que bons caminhos são falar, mostrar, despertar, ensinar, ser... Como eu disse antes, há 25 anos esses assuntos eram muito mais restritos, até desconhecidos da maioria. Hoje, ainda que seja para criticar ou discordar, muito mais pessoas ao menos já ouviram falar. E em algum momento elas vão desejar aprofundar o conhecimento para elaborar argumentação. E aí, viva! Vão descobrir até onde vai a toca do coelho. Cada um no seu próprio tempo.

Quem me conhece sabe que fujo de rituais e dogmas. Fujo da religião formal, tenha que nome tiver. Desde muito cedo questiono (no sentido de refletir) e tenho usado um filtro básico, que as experiências me apontaram como o mais confiável: meu coração. Se faz sentido ao meu coração, sigo pesquisando por ali, sempre com atenção; se meu coração acende uma luzinha vermelha vou com atenção redobrada. Os caminhos são muito pessoais e não existem receitas mágicas. Assim evitam-se cristalizações, substituição de antigos dogmas por novos, padronizações, modernos métodos de aprisionamento de mentes, e respeita-se o sagrado livre-arbítrio, respeita-se a escolha individual, respeita-se o tempo de cada um. Mas o fluxo é constante - de Luz, de energia, de amor, de possibilidades. A onda perfeita existe, mas não é a mesma para todos. Quando a sua chegar, surfe para o próximo nível!


Para pesquisar e aprofundar os temas abordados neste texto, 
sugerimos que visite nosso canal no YouTube:
 http://www.youtube.com/user/ElaineFMartins 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...