quarta-feira, 24 de abril de 2013

Interiorização - Portal do Coração

Entrevista completa no YouTube: http://www.youtube.com/user/ElaineFMartins
Interiorização é um caminho de encontro consigo mesmo. Uma ferramenta de conexão entre os níveis inferiores e superiores de consciência, a fim de trazer para o dia-a-dia as experiências acumuladas ao longo da existência.
É uma jornada na qual o ser assume seu próprio processo de reconexão com o estado de Unidade para descobrir o que significa estar aqui e agora, nesta vida, neste planeta, nesta época. Para descobrir sua missão de vida, colaborando para realizar o melhor nesta realidade.
Interiorização é uma proposta de utilizar conscientemente todo o potencial disponível na essência do ser, na medida em que permite que a pessoa comece a recolher todo o material que explorou em várias etapas da existência e realize uma síntese de si mesma,  a fim de atingir um estado de plenitude e prosperidade em todas as áreas da vida, pois oferece a possibilidade de LIBERTAR o ser de registros limitadores.
É uma proposta de se conhecer, de APRESENTAR-SE A SI MESMO, conhecer seu próprio simbolismo, transitar nos caminhos do inconsciente e receber e compreender as respostas , os insights que ele envia.
A Interiorização tem como maior ferramenta para sua eficácia o sagrado livre-arbítrio. As escolhas feitas no passado podem assim ser mudadas. Todos trazem as consequências das escolhas feitas em qualquer momento, então, se o ser pode re-escolher, desconectar do que já não faz mais sentido ao seu momento de evolução, pode alterar sua vida presente, passando a atrair energias mais adequadas à sua evolução. Pode escolher, por exemplo, relacionamentos mais saudáveis e desconectar dos padrões destrutivos ou de abuso; pode escolher a saúde e desconectar dos padrões de doença; pode escolher a harmonia e desconectar dos padrões de ansiedade; pode escolher prosperidade e desconectar dos padrões de escassez; pode escolher o amor e desconectar dos padrões do medo.
São apenas alguns exemplos para mostrar que, através da Interiorização o ser pode se tornar, verdadeiramente, co-criador de sua vida, de seu destino. 

Quer saber mais? Entre em contato!
Ligue! Ou, se preferir, envie suas dúvidas por e-mail.
Terei prazer em responder.

Seja Luz!
Namastê


terça-feira, 16 de abril de 2013

Quando a boca cala, o corpo fala

Cuidemos da alma, para que ela possa se expressar de maneira saudável, mantendo assim o corpo também saudável.

O corpo é a máquina, a roupa que nos permite atuar na 3D. É preciso que essa roupa esteja impecável para que a alma possa cumprir sua missão.

A condição do corpo é uma fonte para diagnosticarmos a quantas anda a manifestação da alma...



O resfriado escorre quando o corpo não chora. 

A dor de garganta entope quando não é possível comunicar as aflições. 


O estômago arde quando as raivas não conseguem sair. 


O diabetes invade quando a solidão dói. 


O corpo engorda quando a insatisfação aperta. 


A dor de cabeça deprime quando as duvidas aumentam. 


O coração desiste quando o sentido da vida parece terminar. 


A alergia aparece quando o perfeccionismo fica intolerável. 


As unhas quebram quando as defesas ficam ameaçadas. 


O peito aperta quando o orgulho escraviza


O coração enfarta quando chega a ingratidão. 


A pressão sobe quando o medo aprisiona. 


As neuroses paralisam quando a"criança interna" tiraniza. 


A febre esquenta quando as defesas detonam as fronteiras da imunidade.

Afixado à porta de um consultório (autor desconhecido)

segunda-feira, 15 de abril de 2013

O caminho de volta

Agorinha mesmo, revisando a apostila do curso Magia Verde - presentes de Gaia, encontrei um texto que fiz em 1998 para a primeira turma que teve essa aula comigo . Compartilho com carinho.

"Este é um mundo mágico, maravilhoso, surpreendente e ainda muito questionado pelos que defendem métodos de tratamento ditos ortodoxos. Ora, o que pode, no entanto, ser mais ortodoxo do que o uso do que é natural, antiquíssimo e testadíssimo por tantos e tantos no passado? Talvez devêssemos questionar a sabedoria dos homens que quase se julgam deuses, ao invés de questionar tão ferozmente o poder da Mãe Natureza, que com todo seu amor nos tem ofertado todos os remédios para nossos males... da alma, da mente e do físico.

Que todos tenhamos humildade para usar com sabedoria tudo isso que está à nossa disposição. E que possamos aprender sempre, mais e mais, com a natureza, com nossos erros, com nossos acertos e uns com os outros, numa eterna troca. Assim se faz a evolução. E sinto que neste momento evoluir significa redescobrir o valor das coisas simples, pois o homem se embrenhou por um mundo complexo, caro, individualista criado por ele mesmo, e está com dificuldades para encontrar o caminho de volta.


Esse mesmo mundo, de tantas facilidades e ao mesmo tempo de tantas agressões, com sua tecnologia útil e às vezes tão perigosa, poderá privar futuras gerações de coisas muito, muito importantes e muito, muito simples... como a vida saudável, natural, espontânea, fraterna...


Avancemos na Nova Era com tudo o que ela significa: coletividade, liberdade, universalidade, conhecimento, expansão do mental superior, união... fraternidade, fraternidade, fraternidade!


Fraternidade na Luz!

Unidade!

Minha pedra é ametista...







O medo, sob vários disfarces, leva o homem a buscar formas de prever tudo o que puder a fim de defender-se do negativo e otimizar o positivo.
Talvez os maiores monstros estejam escondidos em seu próprio armário.
E se for mesmo assim, com que energia você tem alimentado seus monstrinhos de estimação?




Em 1977/78 a voz de João Bosco declarava em todas as rádios brasileiras... “Minha pedra é Ametista, minha cor o amarelo...” 

O Astro, de Janete Claire, fez crescer ainda mais a natural curiosidade do povo brasileiro em relação ao misticismo/esoterismo, ainda que sem qualquer discernimento. O remake que estreou em 12 de Julho de 2011, com roupagem moderna, prometia repetir o sucesso global.

Evitando julgamentos éticos a respeito dos personagens... convenhamos: a Astrologia tem estado na moda desde a antiga Babilônia! Suméria! E lado a lado caminham outras mancias e ferramentas de suporte que prometem nos ajudar a lidar com o futuro, com os perigos desconhecidos e oportunidades que tentamos antecipar:: a pedra e a cor do signo, o dia da semana e os números mais favoráveis, os banhos e bendições, as cartas, só para citar algumas. 

Cristais e cores são usados desde a época da Atlântida, e entre verdades e superstições sobrevivem vibrantes, intrigantes, no imaginário coletivo. 
As origens e finalidades dessas e de outras ferramentas sagradas serão abordadas amplamente nos artigos dos excelentes colaboradores da UP. Hoje, especificamente, venho com outro foco.

O desejo de prever o futuro, cercar-se de ‘boa sorte’, proteger-se do mal, da inveja, do olho gordo, defender-se dos inimigos ocultos e revelados... necessidades que desenvolvemos para combater o medo ancestral que habita a humanidade – o medo do futuro, o medo do desconhecido, o medo do novo, o medo da falta, o medo de fracassar, o medo de errar, o medo da doença, o medo de amar, o medo da morte, o medo... da vida! 

Medo. Ele mesmo talvez seja a pior das doenças – uma doença da alma! Uma emoção que parece ser a raiz mais profunda de todas as doenças humanas - serão todos os outros males, então, meros sintomas dela?

Uma disfunção renal, um problema no fígado, mau-funcionamento do pâncreas, depressão... é grande a lista de desequilíbrios físicos, mentais e emocionais... São tantos os possíveis medos!

O medo, em sua essência, tem uma função positiva, sim. Pense só:: como teria o homem primitivo, nas cavernas, sobrevivido à hostilidade do ambiente externo – clima, animais selvagens – se o ‘instinto de sobrevivência’ não tivesse tornado seus passos cuidadosos?

Mas afinal, como é que o saudável e necessário instinto de sobrevivência expandiu-se a ponto de tornar-se tão limitante? Pelo exagero desse mesmo instinto, pela exacerbação da necessidade de autopreservação. O medo, portanto, ao invés de nos proteger, tornou-se uma emoção que nos limita.

Limita o amor que damos, pois tememos não ser correspondidos. Limita nosso progresso profissional, pois tememos arriscar maiores vôos. Limita a felicidade. Limita a entrada do novo. Limita a realização. Limita a espontaneidade. E de tanto limitar, acaba por afetar nosso metabolismo, nossos órgãos, nossa saúde física, mental e emocional, limitando por fim nossa qualidade de vida.
___________________________________________________
“"O medo anda por dentro do teu coração...
Faca de ponta e meu punhal que corta
E o fantasma escondido no porão”" (Belchior)
___________________________________________________

E quantos são os monstros – que nos metem tanto medo - que alimentamos dentro do armário do quarto? Monstros que fazem barulhos horríveis quando vamos dormir! É como se eles esperassem o momento... e aí, mal colocamos a cabeça no travesseiro, eles começam a agir:: pancadas na porta, passos, gritos, urros, uivos... 

Traduzindo o que eles dizem: lembranças incômodas, pensamentos repetitivos, julgamentos, autocrítica, diálogos internos, criação de diálogos que não realizamos, mas que gostaríamos de ter desenvolvido com alguém... tantos ruídos!  Esses monstros tiram nosso sono, transformam sonhos em pesadelos, nos levam a fantasiar seqüências pessimistas em relação ao futuro, ativam o nível mais baixo de nossa imaginação conectando-nos com toda sorte de pensamentos negativos.

E para nos proteger de tantos e tão poderosos e assustadores monstros erguemos muralhas, barreiras, nos escondemos atrás de escudos (couraças musculares), nos armamos até os dentes - afiamos garras e palavras, ou amolecemos feito gelatina; assumimos posturas corporais de defesa, nossa audição se torna seletiva e passamos a ouvir o que nos convém dentro dessa realidade paralela que criamos. E o que menos queremos, afinal, é encarar esses monstros! De pertinho, então... afff! Nem no pior dos mundos!

Muitas vezes essa situação nos leva a gastar um tempo precioso na tentativa de adivinhar de onde eles vêm... quem os mandou para nos assustar? E outro tanto de tempo gastamos na busca de ferramentas de defesa e prevenção contra o que vem de fora.

De fora? Mas os monstros afinal estão dentro... no nosso armário! 
Fico pensando, pensando e arrisco uma saída: uma boa faxina nesse armário, retirando o que serve de alimento aos monstros talvez os fizesse partir... Talvez, então, isso pudesse ser mais eficiente do que um escudo de laser para impedir a entrada do inimigo – afinal, se o perigo já está dentro, isso faz sentido, não é mesmo? 
___________________________________________________
“"Queira! Basta ser sincero e desejar profundo!”"
                                                            (Raul Seixas)
___________________________________________________

Quando se lida com energia, é importante respeitar uma regra básica que diz: a energia está onde está nossa atenção. Experimente você mesmo! É fácil! 
Observe um exemplo bem simples. Quando estamos com alguma dor tendemos a ficar ‘sentindo’ a dor, ‘pensando’ na dor, e com isso focamos nela nossa atenção – e assim a alimentamos e ela se fortalece, aumenta, intensifica. Se decidimos mudar o foco – ler um livro, ouvir uma música, conversar com alguém sobre outras coisas - pronto, já teremos ficado alguns momentos sem ‘percebê-la. Ela, a dor, ainda está lá, mas não a alimentamos durante aqueles instantes em que escolhemos deslocar a atenção.

Então, um bom primeiro passo nessa jornada para aprendermos a lidar com os monstros pode ser começar a limpeza, tirando do armário o principal sustento deles: nossa atenção. Tirando a atenção, paramos de energizá-los. E isso nos dará uma merecida pausa, um período no qual a nossa energia poderá ser concentrada em nós mesmos e usada na busca de soluções reais.

Se não me engano, é tibetano o ditado que diz “se um problema não tem solução, não preciso pensar nele. Se um problema tem solução, não preciso pensar nele”. Num ou noutro caso, está resolvido!

Isso é bem diferente de ignorar as questões da vida. Tem a ver com evitar (pré)ocupação. Confiar que tudo será encaminhado da melhor forma e no melhor momento é uma maneira de fortalecer a decisão de tirar a atenção de uma dor específica.

Se você sabe que está fazendo o melhor que pode numa situação qualquer, ou seja, se já está medicado, confie e libere o tema, libere as pessoas envolvidas, libere a dor! Ocupe sua mente com outra tarefa.

Focar na confiança ao invés de focar no medo pode fazer toda a diferença! Experimente! Tente! Negar o medo não o elimina. Mas variar o foco enfraquecerá os monstros que assustam! E sabe o que acontecerá? Esses monstros terão que aprender a se alimentar de otimismo, de alegria, de confiança. E vão ter que fazer fila indiana – cada um em seu momento será cuidado, abraçado e encaminhado.

Amanhã cedo, lembre-se de consultar o que dizem os astros sobre seu dia. Mas atenção: os astros apontam, alertam, mas não determinam. E as cores e os cristais têm energias muito benéficas que podem começar a nutrir seus monstros com esse novo tipo de alimento. 

Quer exemplos de ingredientes para começar a praticar a nova culinária? O cristal conhecido como Ametista transmuta energia negativa em positiva. O amarelo, seja pela vibração da cor seja pelo uso de uma gema chamada Citrino, energiza o plexo solar e fortalece o poder pessoal e a autoconfiança.

Vamos lá! 

O que impede você de experimentar a alegria agora? 

Mudar a dieta desses barulhentos e assustadores seres só depende de você e isso vai fazer melhorar, como num passe de mágica, a qualidade de muitas áreas de sua vida.

Ainda vamos detalhar muito a composição dessa dieta em outras conversas... Até lá, coloque seus monstros de regime!

A rosa vermelha


Durante mais de 20 anos atuando como terapeuta holística, confesso que o que mais tenho feito é me deslumbrar com a riqueza do universo interno de cada ser humano. 
Cada cliente que atendo chega com questões que são comuns a muitas pessoas – dificuldades de relacionamento, comportamentos indesejados, indefinições profissionais, períodos de tristeza/depressão, situação financeira insatisfatória, citando apenas alguns exemplos genéricos. E, invariavelmente, nos identificamos com um ou mais desses itens, não é mesmo?!

Então, justamente nesse ponto – das semelhanças - emerge a riqueza das diferenças: questões comuns a muitos tornam-se questões tão únicas quanto a rosa vermelha do Pequeno Príncipe! O que todos temos em comum torna-se único em função da maneira ímpar de vermos e vivermos, sentirmos e agirmos diante de tais questões.
Percebo, e acredito que nisso você concorde comigo, que todos nós desejamos ser felizes. No entanto, se você perguntar para 10 pessoas o que é a felicidade, você provavelmente terá 10 receitas diferentes para preparar esse ‘bolo’, e serão 10 ‘bolos da felicidade’. Originais. Únicos. Verdadeiros.

Como oferecer, então, respostas prontas e padronizadas para as questões que eventualmente estão impedindo a conquista dessa tal felicidade?

Nossos próprios princípios, critérios e referências são válidos apenas para nós mesmos. Já pensou, em algum momento, que talvez seja um pouco de vaidade acreditar que nossa maneira de ser e pensar seja ideal para outras pessoas?

Ouso ir além e questionar com ainda maior sinceridade: será esse seu jeito bom para você? Você tem sido feliz com essa receita que desenvolveu? Seu ‘bolo da felicidade’ tem, verdadeiramente, sido saboroso, apetitoso, saudável e nutritivo? Você tem, com essa receita, atingido a plenitude em todas as áreas da sua vida?

Nosso jeito único é fruto de nossas experiências, criação, meio... e aí começamos a entender que herdamos conceitos, crenças, paradigmas que moldaram no decorrer da vida nossa forma pessoal de ser, estar e interagir com o universo que nos rodeia. Portanto, nem todo o conteúdo que nos recheia é nosso!

Neste espaço da revista UP estarei todos os meses abordando temas relativos à descoberta da verdadeira identidade do ser, buscando respostas para a boa e velha pergunta “Quem eu sou?”. Paralelamente, estaremos conversando sobre missão de vida – “O que estou fazendo aqui?” E claro, também sobre “Como faço para cumprir minha encarnação?”

Sobre este tripé de questionamentos, as Terapias Holísticas atuam como ferramentas sutis, energéticas, para acelerar descobertas e mudanças, aprofundando o autoconhecimento e contribuindo para o desenvolvimento emocional, mental e espiritual de todos nós. Ferramentas que podem ser usadas conforme a área da vida que demande suporte, de acordo também com as características de cada pessoa.

As Terapias Holísticas destinam-se a todos que desejam resgatar ou expandir bem-estar, alegria de viver, harmonia e saúde em todos os níveis da existência. 

Convido você a passear comigo por estes temas enquanto, a cada passo da nossa jornada, mantemos foco na nossa maior meta: conquistar a felicidade!

Filhinhos da Terra


Filhinhos da Terra, não percam tempo! As mensagens virão. Não adianta buscar fora o que está dentro. Em alguns quadrantes há mestria, em outros não. A elevação é individual.

ooooooommmmmmm(visão do céu estrelado)  

As dúvidas se dissipam no Amor Cósmico. Elas atrasam a evolução. Confiar é uma arte. Aguardar é uma sabedoria.

ooooooommmmmmm(visão do céu estrelado) 

Das estrelas vem o chamado de atenção. Ouçam todos, filhinhos do Planeta: o tempo é agora. É ilimitado o poder, o uso das mãos, da mente. Que cada qual faça sua parte com arte e mestria. É uma rima de sabedoria. Não vamos fugir.

(visão do sol nascente e nuvens) 

Filhinhos do Planeta, não temam. A hora é chegada; não temam em seus corações. Confiem, amem, abracem a verdade. 

A imaginação tem feito coisas horríveis e é preciso transmutar. Agora. Para a Luz poder chegar, atravessar a escuridão em torno do Planeta. A imaginação é a grande arma para reverter tudo. 

Cada qual faça a sua parte em Paz. Na Luz.

 (do livro Questão de Sintonia-II, Março/99)

A Arte Mística



A ARTE MÍSTICA é a arte de viver!
Desenvolver em si o dom da Arte Mística é trabalhar para tornar-se cada dia mais semelhante aos Seres de Luz, que vivem para cumprir os desígnios do Criador, permitindo que o Plano Divino se realize.  
O lema dos artesãos que praticam A ARTE MÍSTICA é Poder, Sabedoria e Amor Universal - os atributos da Chama Trina que geram a harmonia cósmica. 
Cabe a cada um exercitar-se incansavelmente, até tornar-se um Mestre nessa Arte! Até que o Poder seja, espontaneamente, sustentado e exercido com Sabedoria e Amor Incondicional.
A ARTE MÍSTICA é a arte de viver!
Viver a vida, um dia depois do outro, SENDO conforme os ensinamentos assimilados.
”O Sol não ensina sua Luz; ele a vive...” “...o sol não necessita que imploremos a sua luz para que nos ilumine. O sol ilumina porque essa é a sua lei. ” (Jorge Adoum)
A ARTE MÍSTICA é a arte de viver! 
Viver como vive o Sol, conforme sua natureza! Cada um usando seu dom, conforme sua natureza; exteriorizando sua essência, conforme sua natureza. Iluminando porque É Luz, conforme sua natureza! 
A ARTE MÍSTICA é a arte de viver conforme sua NATUREZA DIVINA! 
(do livro Questão de Sintonia-II, Janeiro/02, Elaine F. Martins)

É possível ser feliz


Não adianta lamentar! É preciso agir para conquistar a felicidade a cada momento. Depois de alcançar os bens materiais, muitos continuam sentindo a falta de “ algo”  que não sabem definir. E por um erro de avaliação, buscam mais coisas materiais. Mas o que falta é algo que não pode ser comprado pelo dinheiro: a paz interior, a tranqüilidade, a fé. Não uma fé cega, mas uma fé com conhecimento. Não apenas a fé em um ser superior, mas sobretudo a fé em si mesmo. 

Quando Jesus disse “Vós sois deuses”, estava explicando que podemos fazer e alcançar tudo o que desejarmos, se realmente desejarmos e acreditarmos que podemos, pois somos dotados de todos os poderes. Se aprendermos a usar esses poderes movidos por amor, e não por egoísmo ou materialismo, podemos conquistar o mundo! E sem ficar esperando que “ alguém” venha resolver os nossos problemas. Essa é a tônica da Nova Era. 

A Nova Era exige uma Nova Postura interior, e nada será novo para quem não entender isso. É preciso que cada um faça a sua parte para tornar a Terra um bom lugar para vivermos. E cada um deve começar essa mudança a partir da própria conduta... e não avaliando a conduta alheia! Não somos ninguém para julgar o outro. Nossos próprios princípios, critérios e referências são válidos apenas para nós mesmos, e não podemos impor a quem quer que seja nossa maneira de ser e pensar. Não nos cabe criticar a atitude dos irmãos ou querer que sejam ou ajam ou pensem como nós. O que é bom para um pode não ser para o outro. Somos indivíduos, e assim devemos aprender a nos respeitar. 

Busque conhecer tudo o que for possível. Não perca chances de aprender e crescer espiritualmente, afinal, na casa do Pai “há muitas moradas”. Muitas moradas podem ser muitos planetas com vida, muitas dimensões paralelas, muitos caminhos que levam ao mesmo Pai de amor e sabedoria. Afinal, negar a existência de um plano de vida apenas porque alguns não podem vê-lo, não faz com que esse plano deixe de existir. 

O que sabemos hoje é ainda pouco perto do que precisamos aprender. Ou você ainda acredita que depois de morrer vai para o Céu sentar ao lado de Deus e passar a eternidade ouvindo coro de Anjos? Você não acha que essa é uma meta um pouco egoísta, sabendo de tanto sofrimento que existe neste Planeta? 

Você ainda acredita que guias espirituais e Anjos podem alterar a vida das pessoas, livrando-as de seus resgates kármicos? Nada nem ninguém pode alterar o destino nem tirar o peso do karma. Os trabalhos espirituais, em todas as linhas, visam esclarecer, doutrinar, apoiar, dar força, retirar energias negativas... e sobretudo ensinar, informar, mas nenhum ser, encarnado ou desencarnado, poderá mudar sua vida. E pouco adiantará frequentar uma doutrina, se você não fizer a sua parte para manter puros e limpos os seus pensamentos, os seus sentimentos, as suas atitudes e as suas palavras. Um deslize, por menor que seja, um simples pensamento de julgamento abre o campo energético para novas energias negativas... você gera e atrai as energias negativas sempre que julga, critica, “comenta sem maldade”... E depois fica se preocupando que as coisas não vão bem, que estão com energia de inveja em cima de você, que estão com olho-gordo, te secando... e tantas outras coisas absurdas... 

Você gera suas próprias dificuldades quando para de vigiar sua mente e seu coração para “cuidar” das atitudes dos outros. 

Pense e questione muito. 

O que foi mesmo que você se propôs a fazer quando pediu para encarnar na Terra? E o que, afinal, você está fazendo com esta oportunidade que recebeu? 

Procure entender como realmente funciona o plano espiritual, procure conhecer como esse plano, invisível à maioria das pessoas, pode verdadeiramente ajudar. E lembre-se: Deus não faz barganha, nem envia espíritos de luz para barganhar com os encarnados. 

Nossa meta é a evolução espiritual, a Ascensão! É para isso que estamos aqui. 

Seja Luz todo o tempo. Seja amor todo o tempo. Não julgue outro ser humano, pois você não conhece as razões que o movem... e você também não deseja ser julgado. Dê na medida e com a qualidade aquilo que você deseja receber. Pois a Lei do Retorno é infalível e “aquilo que o homem semeia, isso ele colherá”. 

(do livro Questão de Sintonia-II, Junho)/98, Elaine F. Martins)

EU SOU LUZ!


Elevando a mente ao Pai, vamos expandir nosso Centro Cardíaco para receber e emanar o puro amor. 

Receptivos às mensagens dos Seres de Luz ficamos, enquanto emanamos para o Planeta e para o Universo o puro amor sem restrição. 

Em agradecimento nos colocamos, sem nada pedir para nós, pessoalmente. 

Em agradecimento por tantas bênçãos, apenas nos colocamos disponíveis ao serviço à Luz. Que possamos ser instrumentos da Luz. 

Que possamos levar a Luz, que sejamos portadores da Luz. 

Os tempos não são fáceis. Mas todos podemos contribuir sem muito esforço. Que cada um faça sua parte na expansão da Luz. 

Luz, Luz, Luz, EU SOU Luz / Luz, Luz, Luz, EU SOU a serviço da Luz  

Triunfantes, atravessamos juntos os portais das oitavas superiores. Vitoriosos na luta contra as trevas, juntos chegamos ao próximo patamar de nossa evolução. Sem esmorecer, travamos a maior de todas as lutas – contra as trevas que habitam nosso próprio ser:  a personalidade coroada pelo egoísmo e vestida de vaidade. 

Triunfantes, dominaremos nosso ser externo e juntos chegaremos para depositar nossa oferenda no altar da redenção: nosso ser interno desperto. 

Que os homens sejam livres das coisas da humanidade! 

Que os homens sejam vitoriosos sobre os grilhões da humanidade! 

Que os homens sejam pura Luz e em super-homens se tornem na próxima iniciação. 

Juntos atravessamos tantas vidas, juntos temos vencido, às vezes nos perdido. Mas continuamos caminhando rumo à perfeição, sem desistir, embora às vezes titubeando, às vezes duvidando. Mas enfim, colocamos no altar do Criador nossa oferenda – pura Luz emanando do nosso centro cardíaco. 

Que sejamos coroados todos com esta vitória. 

Que assim seja. 

(do livro Questão de Sintonia-II, Março/2000, Elaine F. Martins)

Aos corajosos


Nenhum momento da vida pode ser mais importante do que este. Você é e tem hoje a vida que plantou em função das decisões que tomou e das prioridades que elegeu. O futuro será conforme as decisões que você está tomando hoje. 

Ousar é para os corajosos, para os que acreditam na vida, nas possibilidades e na previdência angélica. E agora é o momento perfeito para você acreditar em você, nos seus sonhos e nas possibilidades. Ou seu futuro poderá ser uma lista de eventos não concretizados. Então, avalie seu sonho e faça uma relação dos prós e dos contras. Pese as possíveis perdas e os prováveis ganhos. 

A vida é feita de momentos, alguns agradáveis, outros nem tanto. Mas no final, parece que tudo o que resta são lembranças – algumas boas, outras nem tanto. O aprendizado é realmente o que fica de tudo o que vivenciamos. E ficar olhando para as pegadas deixadas na areia apenas nos faz tropeçar nas pedras que estão no caminho agora.  

Não é possível mudar o passado, mas é possível e necessário limpar o excesso de peso – limpar as gavetas do coração espanando todas as mágoas, retirar o excesso de peso dos ressentimentos, rancores e revides que carregamos como uma mala avulsa. 

De que servem essas recordações? Bagagem extra dificulta a caminhada. E são tantas as flores que podemos colher no caminho... melhor deixar espaço para elas do que lotar a mala com sentimentos e pensamentos negativos sobre coisas que já passaram. 

A vida parece, às vezes, longa demais neste plano, quando estamos vivenciando as dores. E tão breve e fugaz quando estamos felizes! A vida é a vida, com seu tempo apenas! Bons momentos são flores que alegram a caminhada. Momentos difíceis são penhascos que precisamos atravessar para alcançar novos campos floridos. E a cada penhasco que vencemos, ficamos mais fortalecidos, mais experientes, mais conscientes do real valor da vida e dos momentos. 

Das flores podemos levar pétalas coloridas e perfumadas como lembrança. Dos penhascos, apenas pedras pesadas que ficam todo o tempo nos lembrando do perigo, do medo e da dor, nos impedindo de apreciar os novos campos cheios de vida, cor e perfume que se abrem diante de nós. 

Pense, avalie e reformule seus conceitos se perceber que está carregando mais pedras do que pétalas. E não tenha receio de mudar – mudar é crescer. E isso é para os corajosos! 

(do livro Questão de Sintonia-II, Junho/99, Elaine F. Martins)

Coaching - convite à mudança


Elegi o Coaching como estrada para caminhar com os clientes rumo às suas metas profissionais e pessoais - sejam ligadas à carreira ou aos relacionamentos; à saúde das emoções ou do corpo; à estruturação do self ou à prosperidade financeira.

Durante a jornada vou disponibilizando recursos conforme as necessidades de cada pessoa e as áreas da vida que demandam suporte e apoio. 

O QUE É - O Coaching é um método que tem foco no resultado definido pelo cliente e que permite aprofundar e acelerar o autoconhecimento, a autotransformação e, então, a concretização de resultados  efetivos. 

O processo de Coaching pode ser aplicado a todos os temas da vida, direcionando a escolha dos recursos - Life Coaching, abrangendo a vida pessoal (autoconhecimento, comportamento, buscas espirituais, lapidação da personalidade, saúde, crenças, valores, objetivos, questões financeiras, fobias...); Coaching de Relacionamento (familiares, amorosos, afetivos, profissionais, comunicação); Professional Coaching/Coaching de Carreira (desde a definição de uma profissão, caminhos de crescimento, trabalho em equipe, metas empresariais/executivas, remuneração, desempenho, motivação...)

Nas entrelinhas está toda a verdadeira magia do Coaching! E durante todo o percurso, eu convido meu coachee (cliente) a acreditar nessa magia das infinitas possibilidades.

COMO É - Coaching é uma parceria, uma conversa olho no olho durante a qual VOCÊ e EU nos mantemos comprometidos a trabalhar para que você mude no sentido que deseja mudar e faça isso o mais rápido possível, com nível de excelência, e perceba claramente os resultados de tais mudanças em você e em sua vida.

Coaching tem tudo a ver com diálogo e reflexão... conversas que geram momentos de silêncio... que resultam em insights e então, as ocorrências de sua vida parecem, enfim, fazer todo sentido, como quando se encaixam as peças de um quebra-cabeças! 

Sua mente se ilumina quando você acessa em seu interior uma resposta que faz sentido para o seu coração!

Coaching tem tudo a ver com autoconhecimento,  auto-valorização, e  nos permite perceber as infinitas possibilidades que existem ao longo da jornada da VIDA!

Identificar dons e capacidades, o que te move, em que você acredita e o que você valoriza são as chaves para expandir as possibilidades de múltiplos usos da rica paleta de cores que a VIDA oferece!

Coaching tem tudo a ver com a absoluta e incondicional LIBERDADE DE SER FELIZ SENDO O MELHOR QUE SE PODE SER!

Coaching - permita-se ser ainda melhor!


Permita-me perguntar: você anda insatisfeito com alguma área da sua vida? 

Bem... talvez numa rápida avaliação, você possa identificar duas ou três coisas que não estejam lá 100%, não é mesmo? Ah! Sei como é isso! Sempre há algo que pode ser melhorado! 

Agora, olhando um pouquinho mais fundo, observe: você tem notado que algumas de suas atitudes e comportamentos não têm sido totalmente congruentes com seus pensamentos e metas? 

Entendo isso também! Sinto o quanto é frustrante jurar "nunca mais vou agir assim!" E, no dia seguinte, às vezes no mesmo dia... lá estamos nós repetindo aquela ação.

E mais... quantas e quantas vezes nos pegamos agindo igualzinho a antepassados nossos! Até, às vezes, nos conformamos e afirmamos: "Ah! Tem sido assim há muitas gerações na minha família!"

Cansado de seguir modelos e conselhos alheios? Quer suas próprias respostas? Encontrar seu caminho - aquilo que caracteriza sua missão nesta vida? Identificar quais são seus valores reais, o que te motiva, o que verdadeiramente faz sentido para você na vida? 

Imagino que talvez você goste de saber que há uma maneira de romper padrões a fim de obter melhores resultados com suas ações! 

Então, tenho novidades que, creio, vão te atrair! 

O que você pensaria, por exemplo, a respeito de um processo baseado em parceria e comprometimento cujo único objetivo é dar suporte para que VOCÊ atinja suas metas? 

Essa é a base do processo de Coaching! 

O Coaching é uma moderna e eficaz ferramenta para desenvolver pessoas a fim de que alcancem resultados extraordinários e realizar de forma acelerada e duradoura a mudança que você deseja - em você e em sua vida pessoal/profissional. 

Aprofunda o autoconhecimento, suscita aprendizados, expande possibilidades e tem foco no resultado que você estabelece como objetivo - desde uma mudança de comportamento até melhorias financeiras. 

E tudo isso, se for o seu desejo, potencializado pelas excelentes ferramentas típicas da Terapia Holística, como Florais, Reiki, Interiorização, entre muitas outras. 

Quando, exatamente, você vai escolher ser ainda mais feliz, mais próspero e mais realizado em todas as áreas da sua vida? 

Eu acredito que AGORA seja um bom momento!  E se você acredita que sua felicidade está em suas mãos, que você é co-criador do seu destino, imagino que concorde.

Inspiração. Motivação. Apoio. Comprometimento. Acolhimento. Ação.

Então, eu te convido a saber um pouco mais sobre como acontece o processo de Coaching Holístico! E você poderá experimentar e sentir o quanto é adequado a você.

Ligue (11 - 3938.1482) e apenas diga que gostaria de experimentar uma sessão de Coaching para conhecer. Será uma alegria recebê-lo!

A você, dias de Paz e Realizações!
Elaine F. Martins         

sábado, 13 de abril de 2013

Deixe que vá!

O que quer que esteja saindo da sua vida neste momento
apenas deixe que vá! 
Como se vão as pequenas bailarinas
que se desprendem do delicado dente-de-leão...
...voam para deitar ao solo sementes de novas vidas.
Deixe que vá o que precisa
semear seu próprio caminho
para que também você possa semear o novo.
Na dança das horas, dos dias, das vidas...
...quantas coisas então imprescindíveis partiram
e aí está você, vivo! Sem elas!
Talvez com outras ainda mais belas!


Evolução contínua


Estamos há muito tempo numa longa jornada, mesmo sem termos consciência disso. Uma jornada, talvez, justamente em busca da consciência. Ou da reconexão com algo maior que nós mesmos e que jamais esteve fora de nós.

Sinto notar que a maioria das pessoas, envolvidas em afazeres rotineiros, sequer desconfiam que pode haver mais, muito mais sentido nesta existência, do que apenas nascer e morrer e, no intervalo, estudar, trabalhar e sempre com vistas a ter, comprar, consumir, trocar tudo por modelos mais novos - carros, celulares, computadores, amores...

Questionar andou fora de moda.

Aceitar mansamente a verdade imposta - pela mídia, pelas religiões, pelos governos - quer como moda, como lei ou fé cega, andou in.

Questionar andou out. E aceitar os padrões nivelados por baixo tornou-se um hábito. Um vício cômodo, confortável.

O convite que faço a todos que questionam as ’verdades’ estabelecidas é sempre o mesmo: que as buscas jamais cessem e que o caminho seja percorrido sem qualquer preconceito, com o coração aberto, com a mente disponível, com alegria, amor e determinação.

O que não entendemos certamente será esclarecido, no lugar e no momento oportunos, conforme nossa disponibilidade para compreender e aceitar o que fizer sentido, o que passar pelo filtro do coração, mais do que pelo filtro da mente concreta e linear. Ao menos para dar uma oportunidade a nós mesmos para recebermos respostas.

O homem, geralmente, relega ao reino do "fantástico" tudo aquilo que não pode explicar. Conforme evolui, no entanto, amplia seu conhecimento, passa a entender mais coisas, e as informações estão chegando cada vez mais rápido e em maior quantidade, em linguagem mais clara e objetiva.

Contamos hoje com poderosos aliados na disseminação da informação: livros, revistas, rádio, televisão, e a prima donna, a Internet, que em segundos nos traz respostas em textos e fotos, em vídeos ou somente áudios. E os instrumentos de avançada tecnologia que estão levando a ciência a comprovar o que era tido antes como delírio místico. Afinal, a Nova Era, a Era de Aquário, é a era do mental, do conhecimento, do impulso à pesquisa e compreensão. Mas um conhecimento repleto de AMOR, SABEDORIA e PODER. E cada um, em sua jornada individual rumo à consciência, lida com seus próprios desafios para desenvolver ou aprimorar cada um desses três aspectos. Até porque, quantos desequilíbrios sociais temos vivido por conta do Poder sem Amor, do Amor sem Sabedoria e do Poder sem Sabedoria!

Dispomos hoje de ferramentas eficazes para desenvolver o mental concreto e o mental abstrato, e não precisamos mais adorar o Deus Trovão, pois hoje entendemos o trovão. Assim é com os ditos fenômenos espirituais: simples
ocorrências energéticas que podem e devem ser compreendidas, controladas e aplicadas com vistas ao bem comum. Sem pré-julgamentos, sem filtros religiosos ou céticos, apenas observados, avaliados e aproveitados.

Cientistas têm acompanhado com apreensão os movimentos do campo magnético do nosso planeta - parece mesmo que está diminuindo. E se ele é o responsável, entre outras coisas, por manter-nos livres da radiação solar letal, se ele desaparecer em 500 anos, como pressupõem os estudiosos, o que acontecerá com a Terra? Outras pesquisas focam na comparação do campo magnético terrestre com um campo magnético existente ao redor do corpo humano. Conhecido como aura pelos estudiosos da espiritualidade.

Ora, quem ousaria falar em tais coisas nos idos de 1700? Quantas fogueiras mais teriam sido necessárias para nossos cientistas?

Então, antes de carimbarmos com certos e errados, bons ou maus, crentes ou hereges, talvez possamos voltar a exercitar o bom e velho hábito de questionar. Ao lado do educado hábito de ouvir - ouvir na essência, não apenas escutar já pensando em como contradizer o que está sendo dito.

São, me parece, as perguntas, ao lado dos sonhos, que ajudam a impulsionar o mundo e a humanidade neste caminho evolutivo. As dúvidas motivam buscas. Buscas geram experiências. Experiências trazem descobertas.
Descobertas trazem esclarecimentos.

E nossa jornada continua.


Convite à reflexão



Mudar requer coragem. Uma enorme coragem para olhar para si mesmo e a partir daí, enxergar-se sem
véus e sem defesas para então, compreender-se e amar-se ainda mais. Acender as luzes dentro do baú de lembranças, revolver memórias nem sempre agradáveis, mas que invariavelmente trazem aprendizados e crescimento. Encarar os maiores medos guardados bem no fundo desse baú e ressignificá-los  transformando-os em aliados para a realização pessoal e para a conquista de um estado interno de felicidade duradouro.  Imagino que, num primeiro momento, isso possa parecer uma sessão de tortura para você. Entendo bem esse sentimento. No entanto, eu te convido a acreditar que com o suporte adequado, poderá ser, se você se permitir, uma linda jornada de Luz rumo à conexão com seu centro, ao seu Eu real, verdadeiro, que tudo sabe e tudo pode. Uma jornada focada no presente e em suas metas para o futuro, onde o passado será um colaborador importante, mas jamais encarado como protagonista – o protagonista será você, aqui e agora, no seu presente, caminhando rumo ao futuro determinado por você.

Para algumas pessoas, mudar é algo bastante simples. Para outras, extremamente difícil. Pense em um tipo qualquer de mudança e sinta como é isso para você: mudar de casa, de emprego, de parceiro, de cidade, de profissão, de país...
Para realizar a maioria dessas mudanças precisamos refletir e pesar todas as implicações, as possíveis perdas e os prováveis ganhos – benefícios substanciais e perdas pouco significativas são esperados como resultados de uma mudança. Afinal, ninguém escolhe, conscientemente, mudar para perder ou ficar pior do que estava. Mas além de refletir, para concretizar muitas dessas mudanças precisamos buscar suporte – um advogado, uma imobiliária, um novo curso, ou mesmo uma transportadora para nos apoiar. Isso demanda gastos e trabalho, mas tudo é muito compensador quando se vê o resultado final – a casa nova montada, a questão jurídica solucionada, um relacionamento feliz e saudável, uma nova certificação em mãos.
Agora pense num outro tipo de mudança - de atitude, de hábito, de padrão de pensamento, de estilo de vida. Talvez você perceba que há pontos semelhantes entre essas mudanças comportamentais e as mudanças materiais que citamos acima.
Chega um determinado momento em que – tenham outras pessoas lhe apontado ou não – você começa a se sentir incomodado com algumas reações impulsivas que vem tendo, com algumas coisas que tem dito “sem querer” ou “sem pensar”, ou com algumas posturas que tem adotado repetidamente e se arrependido.
Quando um comportamento seu começa a lhe incomodar ou de alguma forma está te prejudicando em algum nível de suas relações e parece, portanto, insatisfatório para você mesmo, eu te pergunto: não é esse o momento exato e perfeito para buscar suporte para mudar?
A tendência é que a resposta imediata seja “Sim, quero mudar para não me prejudicar!” E te digo que apesar dessa resposta parecer óbvia, ela coloca em ação movimentos de auto-defesa inacreditáveis e muito inteligentes, autônomos, cujo start  independe de sua autorização! Um comportamento alimentado ao longo de toda a vida, transformado em hábito, vai te abandonar e você a ele assim, facinho, só porque você decidiu que não o quer mais?
Bem, teoricamente deveria ser assim, fácil. Decido que não quero mais agir de tal forma, então mudo. Mas como lidar com a oxidação das teclas mentais e emocionais que induzem a esse comportamento? Afinal, anos a fio reagindo daquela maneira já marcaram em você um caminho, abriram uma trilha – “sou assim e pronto”, dizem os mais relutantes. E ao afirmarem isso, nem imaginam o peso das crenças, paradigmas e valores envolvidos na elaboração dessa frase.
________________________________________________
Eu quero, eu mereço e eu posso ser o meu melhor!  
________________________________________________
Conhecer-se um pouco mais pode fazer toda a diferença no ancoramento e durabilidade da mudança desejada. Identificar o que te motiva a agir dessa ou daquela maneira, identificar crenças incorporadas ao longo da educação recebida e das experiências vividas, identificar paradigmas. E depois de detectar tudo isso, poder compreender com um novo olhar e transmutar-se na pessoa que você sempre desejou ser (porque interiormente sempre foi!)... isso não tem preço!
Acredito que todos nós desejamos ser pessoas melhores. Talvez melhores profissionais. Melhores pais e mães. Amigos melhores. Melhores líderes. Talvez melhores parceiros amorosos. Melhores cidadãos. Seres humanos melhores no universo.
Chegamos a este mundo com uma imensa bagagem de possibilidades e incontáveis dons para serem aprimorados e usados em prol de nossa realização pessoal. Experiências vividas em diferentes períodos da existência, criação, meio social e outros aspectos podem eventualmente dificultar o acesso a esses recursos que trazemos. 
A boa notícia é que existem ferramentas para abrir caminhos que nos levarão rapidamente ao encontro de nosso eu verdadeiro, rico em possibilidades, aquele que sabe e pode!
Então, desbravar e trazer à tona seu eu interior e lapidar sua personalidade a fim de minimizar o risco de auto-sabotagem permitem superar desafios cada vez maiores com ainda mais confiança e ir muito além das mais incríveis expectativas. 
Agora, te convido a refletir comigo... se as perspectivas de mudança se mostram tão positivas, faz sentido as pessoas relutarem e se recusarem a  buscar apoio para aprofundar o autoconhecimento e concretizar as mudanças que trarão realização e felicidade?
Eu entendo que sim, que faz todo o sentido. Enquanto crenças muito poderosas nos mantêm amarrados limitando nossos movimentos, paradigmas ancestrais servindo de régua para nossas decisões, o medo de questionar o status quo, o estabelecido, o conforto do conhecido tende a nos dominar. E assim, anestesiados, podemos passar a  vida sem conhecer a verdadeira realização e a felicidade! 
Essa inércia somente é rompida quando o impulso interno se torna tão forte que nos leva à ação de buscar o que desejamos com todo o coração, a partir de um grito da alma que quer se curar da cegueira, quer se libertar do domínio do ego para entregar-se à essência. E a partir desse momento, ocorre um renascimento, um recomeço em muitos níveis, num patamar superior, completando mais uma volta na espiral da evolução.
___________________________________________
Eu posso mudar minha história agora!
___________________________________________
Entendo que escrevemos nossa história através das escolhas que fazemos no dia-a-dia. Talvez você concorde com isso se fizer uma breve avaliação dos momentos em que se sentiu numa encruzilhada, precisando optar por um caminho na estrada, ou por um entre dois empregos, ou por um entre dois passeios fantásticos no final de semana. E ao olhar essas escolhas, acredito que você identificará rapidamente o quanto sua vida poderia ser diferente se tivesse optado pela alternativa. Você pode identificar as pessoas que conheceu e outras possibilidades que surgiram após suas escolhas? O que deixaria de acontecer se você recusasse ‘aquele’ convite para viajar, ou se tivesse ido para a outra empresa, ou se tivesse saído em outro horário?
Aqui não estou falando de Destino, naquele sentido tradicional das coisas que estão traçadas e predestinadas. Estou falando, sim, justamente do livre-arbítrio, da escolha, da decisão, da sua responsabilidade pelas escolhas e decisões em sua vida – afinal, se havia mais de uma possibilidade, a decisão cabia a você.
E não são poucas as vezes que deixamos de fazer a melhor escolha. Algum mecanismo interno nos leva a optar pelo caminho da dor, da perda, da dificuldade, do desamor. E aqui voltamos a falar das teclas emocionais oxidadas, que nos fazem repetir o mesmo movimento, a mesma fala, a mesma atitude.
Às vezes, para alguém fazer boas escolhas, adequadas a seu momento de vida, pode ser preciso, talvez, identificar e transformar as tais crenças limitadoras. E hoje são muitas as ferramentas para se trabalhar nesse nível e em níveis ainda mais profundos do ser, visando clarear a visão da pessoa sobre si mesma e acelerar e apoiar os processos de mudança.
Eu, pessoalmente, elegi o Coaching - Life Coaching ou Self Coaching - como estrada para caminhar com as pessoas que me procuram rumo às suas metas - pessoais, profissionais, espirituais, afetivas. Durante a jornada, lanço mão de recursos conforme as necessidades individuais e as áreas da vida que demandam suporte. Ao processo de Coaching incorporo, quando o cliente permite, as técnicas vibracionais/holísticas que emprego há mais de 20 anos. E com resultados extraordinários! As ações eficientes das ferramentas individuais, como Florais e Reiki, por exemplo, foram potencializadas pela conscientização, aprofundamento e aceleração de resultados que o Coaching proporciona. E dentro desse processo, os resultados podem, ainda, ser mensurados!
__________________________________________________
Para pessoas comprometidas com a felicidade! 
__________________________________________________
Se você optar por romper com as barreiras que te limitam para desfrutar do máximo de seu potencial e acreditar que isso é possível, o melhor caminho se apresentará diante de você. Assim como as técnicas que mais têm a ver com sua maneira de ser e mais adequadas ao seu momento de vida e à questão que deseja trabalhar, solucionar, aprofundar.
Apenas mantenha-se alerta para não sabotar-se diante das oportunidades.
Na minha visão, entendo que Coaching é um conjunto de ferramentas ofertado a pessoas comprometidas com suas conquistas e que querem muito mais da vida: mais bem-estar, paz, alegria, realização, prosperidade, harmonia consigo e com o mundo em que vivem... ainda mais felicidade!   
E lembrando a idéia do suporte à mudança, parceria é a proposta de ação do Coaching, e por isso o comprometimento de ambas as partes – Coach e Coachee (cliente) – é fundamental e definido desde o início! 
Este processo e suas ferramentas são recomendados para quem tem pressa de ser feliz! Para quem tem metas imediatas a serem atingidas. Para quem deseja mudanças profundas e duradouras. Para quem tem metas a mais longo prazo. 
No Coaching, VOCÊ e EU nos mantemos comprometidos a trabalhar para que você mude no sentido que deseja mudar para alcançar suas metas. Ou talvez a sua questão seja justamente definir a direção de sua mudança. Ou definir sua meta.
Permita-se ir além do melhor que você imaginou para a sua vida! 
Sabe aquela sensação deliciosa de encaixar as peças de um quebra-cabeças? Essa mesma satisfação é possível no Coaching, pois ao longo de todo o processo as ocorrências de sua vida vão se encaixando e o quadro de suas experiências faz, enfim, todo sentido. Você acessa em seu interior respostas que fazem sentido para você! E que sempre estiveram ali!  
Assim acontece porque todo o processo tem a ver com quem você É e o que VOCÊ valoriza. E essas são chaves fundamentais para expandir as possibilidades de uso da rica paleta de cores que a VIDA oferece!
Coaching é um dos caminhos para você se conectar à sua essência: uma estrada para alcançar a absoluta e incondicional liberdade de ser feliz sendo o melhor que você pode ser em todas as áreas da vida!
Pense por um minuto na mudança que você deseja.Imagine quão bem você ficará alcançando isso!  Quanta diferença isso fará em suas relações! Imagine a harmonia que envolverá sua vida! E isso está ao seu alcance com a decisão de dar o primeiro passo! Que tal decidir ser feliz AGORA?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...